Saúde da Mulher

Hospital de Blumenau terá robô para cirurgia de endometriose

Publicado em 25/03/2019

No Brasil, a estimativa é que mais de 6 milhões de mulheres sejam portadoras da endometriose, que consiste no crescimento anormal de um tecido fora do útero – fibrose intensa, causando dor e sangramento na região pélvica, além da possibilidade de tornar a mulher infértil. Outro problema causado pela endometriose é o desconforto acompanhado de dor durante a relação sexual ou quando a mulher precisa urinar. O mês de março, chamado Março Amarelo, quer conscientizar a comunidade feminina sobre a doença.

Com o Robô Cirurgião Da Vinci Si, previsto para chegar ao Hospital Santa Isabel na metade de 2019, a instituição será a primeira de Santa Catarina a disponibilizar a tecnologia, que hoje está presente somente em outros dois hospitais na região Sul do Brasil. A cirurgia robótica é uma das opções para a endometriose, sem deixar cicatrizes que afetam a autoestima feminina. O Dr. Pedro Trauczynski é o especialista que possui certificação para realizar o procedimento e já realiza cirurgias robóticas no Hospital Santa Catarina, em São Paulo – da Associação Congregação de Santa Catarina.

Apesar de o tema ser pouco tratado, a endometriose profunda é comum e pode ser diagnosticada entre os 25 e 35 anos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, afeta de 10% a 15% das mulheres em período de reprodução no mundo, sendo um dos motivos para a infertilidade. 

 

Mutirão de cirurgias de endometriose

Em janeiro deste ano, o Hospital Santa Isabel realizou um mutirão de cirurgias de endometriose. Primeiro na história da instituição, cinco mulheres foram operadas por via laparoscópica – cirurgia por vídeo, minimamente invasiva, levando a uma melhor recuperação, menos dor e menores índices de complicações.

O mutirão foi realizado por médicos da Endolap - Dr. Guilherme Buchen, cirurgião geral e coloproctologista, Dr. Maurício Corrêa, cirurgião geral e coloproctologista, Dr. Charles Gean Berger, ginecologista, Dr. Lucindo Pereira Filho, ginecologista, Dr. Felipe Hofmann Barbeta, urologista, e o Dr. Pedro Trauczynski, especialista em cirurgia minimamente invasiva.

 



Postado por: Da redação - com informações HSI

Compartilhe

Comentários

 
Publicidade:
LiLi

Psicanálise no Divã